Se você pensa que acampar é necessariamente sinônimo de passar perrengues e abrir mão de conforto, fique sabendo que não é bem assim! Na verdade, há diversos tipos de acampamento e tudo o que você precisa é encontrar aquele que combina mais com você.
Muita gente está tão inserida na vida urbana que nem consegue imaginar uma vida ao ar livre. Acampar parece muito mais uma brincadeira de infância ou uma forma para se economizar grana na época da juventude do que uma opção de lazer.
Entretanto acampar é mais que isso, é um estilo de viagem com uma experiência enriquecedora.
A atividade de camping permite estreitar e reforçar laços familiares num ambiente saudável. Na correria do cotidiano, esses momentos de intimidade e relacionamento podem ficar comprometidos e um acampamento no final de semana pode proporcionar momentos de lazer e união. Vemos muitas crianças também acampando desde pequeninas. Para elas, acampar é uma diversão, mas aprendem com brincadeiras noções de respeito à natureza, cuidado ao meio ambiente e convivência social.
Quando você está em um lugar que não foi drasticamente modificado pelo homem, na natureza como ela realmente é, não é só o contato com ela que traz a sensação de paz e relaxamento. É o contato com você mesmo, com os pensamentos que não veem lugar e vão embora muito rápido no nosso dia a dia estressado e conturbado. Afinal, não é só a agitação que nos faz produtivos. O ócio e o tempo só pra você também podem ser muito produtivos. Mesmo que você não tenha grandes ideias para o seu trabalho ou seu negócio nos momentos de isolamento, é sempre bom fugir da vida da cidade para recarregar as energias.
Acampar propicia momentos para conhecer pessoas de regiões e hábitos diferentes, compartilhando experiências num ambiente de respeito, honestidade, cuidado e colaboração. Fazer novas amizades torna-se uma consequência natural com esta atmosfera construtiva.
As diferenças entre os tipos de acampamento:
Os dois fatores que costumam variar entre os diferentes tipos de acampamento são o local e a estrutura. Em relação ao local está a diferença entre acampar em áreas próprias para camping ou em lugares improvisados. No que diz respeito à estrutura, o que varia é o tipo de equipamento disponível para se abrigar, cozinhar, higienizar, etc.
Os 4 tipos mais comuns de acampamento:
- Acampamento selvagem:
Ocorre quando o campista escolhe um local improvisado para acampar, como uma praia deserta, uma montanha ou com o propósito de dar um intervalo para uma trilha muito longa.
Uma vez que não há uma estrutura pronta para suprir as suas necessidades, o campista que opta por essa modalidade precisa ter em mente duas responsabilidades: a primeira é a de levar tudo aquilo que for essencial para uma estadia sadia ele tem que ser auto-suficiente; e a segunda é de, ao sair, deixar o lugar do jeito que estava quando chegou, levando consigo todo o seu lixo.
- Acampamento livre ou Free Camp:
No caso do acampamento livre, o campista se instalará em uma área de camping, no entanto, ele terá pouquíssimo acesso a infraestrutura: apenas banheiros e certa supervisão para dar mais segurança.
Sendo assim, ainda que esteja em uma área privada e com certa segurança, o campista ainda terá de se organizar para levar sua comida e equipamentos para cozinhar. Provavelmente haverá uma cobrança por pernoite, mas um valor bastante baixo.
- Acampamento organizado:
No acampamento organizado a situação começa a ficar mais confortável, pois o campista estará em uma área de camping mais bem estruturada que, além de oferecer banheiros, também contará com uma cozinha comum, energia elétrica e vigias.
Outros atrativos também são possíveis, então encontrará diferentes níveis de conforto nessa modalidade. Salvo em áreas mantidas por algumas prefeituras de cidades turísticas, as áreas de camping para acampamento organizado também são pagas. Atualmente, em muitos campings organizados os valores cobrados na maioria deles não condizem com a infraestrutura oferecida, entendemos que deve haver um equilíbrio naquilo que é cobrado e no que é oferecido em termos de estrutura.
- Acampamento de luxo ou glamping:
Também conhecido como glamping (aglutinação das palavras glamour e camping), o acampamento de luxo é caracterizado pelo altíssimo nível de conforto que proporciona aos campistas.
Além de contar com banheiro, chuveiro e um local apropriado para cozinhar — que o acampamento organizado já oferece —, o campista não precisa levar sua estrutura para dormir, pois o acampamento de luxo é um verdadeiro chalé. Sendo assim, conta com camas e outros móveis e pode ser feito de lona mesmo ou de madeira.
Apesar disso, ele proporciona o mesmo contato com a natureza, pois se localiza no meio da paisagem, longe da cidade, e a sua arquitetura costuma ser rústica para não destoar do ambiente.
Então acampar não significa necessariamente abrir mão do conforto.
E se você está pensando que já passou da sua idade de acampar, que isso é pra jovens, aí que você se engana! Não há idade para se permitir novas experiências. É uma chance de reconectar-se com a essência da vida e seus pensamentos mais profundos que ficam perdidos no meio da turbulência que é a vida em uma grande metrópole.