Todo overlander que viaja pela América do Sul, principalmente nos períodos frios do ano, deve estar atento ao funcionamento das fronteiras, pois algumas fecham por causa de nevascas.

Mas não é apenas o excesso de neve que fecha algumas fronteiras. No período de chuvas ocorrem diversos deslizamentos, geralmente na região andina, bem como há o degelo dos picos nevados após o inverno, o que faz os rios aumentarem muito em volume e causando alguns estragos em estradas e comunidades locais.

Portanto, o viajante deve estar atento ao funcionamento dos passos fronteiriços, tanto pelo aspecto da segurança, como para manter o cronograma da viagem e não ficar ilhado em um dos lados da fronteira.

Uma boa ferramenta para verificar o funcionamento das fronteiras é o site Cotizacion.co, que mantém uma atualização em tempo real dos principais passos fronteiriços da Argentina com o Chile e com o Brasil.

Para verificar se a fronteira está aberta, basca clicar neste link e depois clicar na aba “Pasos Fronterizos”.

Nas fronteiras entre Argentina e Chile constam os seguintes Pasos Fronterizos:

Já nas fronteiras da Argentina com o Brasil constam:

Outra boa fonte de informação é o Twitter do governo do Chile, específico para fronteiras, que também atualiza em tempo real as condições sobre as fronteiras Chilenas.

Um app chamado “Fronteras Argentinas”, disponível para IOS e Android também funciona muito bem e informa as condições das fronteiras em tempo real.

Assim, quando estiver viajando ou planejando sua viagem, não deixe de consultar se as fronteiras estão ou não funcionando. Não se esqueça de consultar também os horários de funcionamento das fronteiras, pois algumas delas fecham em determinados horários. Boa viagem!

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde
    Eu sou motociclista tenho uma Road King para as minhas viagens, más assistindo ao seus videos me despertou uma outra paixão Land Rover Defender e ainda vendo a possibilidade de transforma-la em um motor-home, sem comentários.
    Parabéns pelas matérias, tenho 4 filhos , más apenas uma de 12 anos que me acompanha junto com minha esposa , faça uma matéria pois vou em 3 pessoas do motor-home Defender.

    Valeu !!!!

    • Que legal, Paulo! Esse mundo de viagens 4×4 é fantástico e tem muito do motociclismo que vai te ajudar nele. Vai fundo nesse sonho do Defender que, certamente, você vai entrar num mundo fantástico. Abração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here