Em um mundo de veículos offroad incrivelmente modernos, com pinturas personalizadas caríssimas, esse Desoto 1955 chama muita atenção e dá uma aula de estilo e personalidade, incluindo o nome de batismo: Chupacabra.
Por trás desta obra-prima única está Dave Mackey, um cientista maluco que é proprietário da Blue Dog Garage, uma loja de hot rod em Marysville, Washington, dedicada a restaurar e fabricar as relíquias do passado.
No início de 2017, Dave encontrou um DeSoto Firedome de 1955 em seu Craigslist local. Um dos funcionários da loja de Dave precisava do Hemi V8 do DeSoto para outro projeto de hot rod, tornando inútil o restante do cupê enferrujado. Mas isso mudou quando sua cunhada lhe contou sobre o Rally Gambler 500 e, de repente, aquele velho DeSoto coberto de neve se tornou um projeto interessantíssimo!
Um amigo de Dave contou a ele sobre um velho Ford F-250 4×4 1986 à venda na mesma rua de sua loja. Sem hesitar, Dave trouxe o caminhão da Ford para casa por apenas US $ 275. O grande bloco 460 V8 no caminhão sofreu um incêndio no carburador, por isso Dave conseguiu um preço tão baixo.
Algumas alterações foram necessárias para fazer o corpo do Desoto se encaixar no chassis da Ford, que foi encurtado em 30 polegadas.
O Chupacabra está montado sobre um conjunto de Grapplers 37×12.50×17 Nitto Trail, em rodas Dodge de última geração. Os pneus de 37 polegadas realmente funcionam como uma ilusão de ótica com este carro. Enquanto eles parecem proporcionais ao carro e os enormes para-lamas, a única maneira de se ter uma ideia do tamanho real deste carro é ficar em pé ao lado dele. É enorme!
Dave terminou a construção com um conjunto de pára-choques de tubo personalizado segurando um pneu sobressalente e um galão de combustível, uma gaiola completa dentro do carro e um rack parafusado direto na gaiola.
Dave ainda colocou uma barraca de teto e uma barra de led, terminando o projeto em 5 meses. Ele disse que, com exceção da barraca de teto, guincho e pneus, toda a transformação custou apenas US$2.200.
Desde a sua conclusão, o DeSoto já participou de diversos ralis do Gambler 500, mas Dave quer levar o Chupacabra para muitos outros destinos de offroad e, principalmente, para a Baja Califórnia, no México.
O Chupacabra é muito parecido com uma criatura mítica, exceto que é real! É uma mistura de Mad Max com Burning Man e não dá para passar desapercebido.
Eu sou muito fã desse tipo de carro e se você também gosta, siga o Chupacabra no Instagram, tem fotos incríveis.
No site Driving Line estão as melhores e mais detalhadas fotos do Chupacabra, vale muito à pena dar uma olhada com calma.