Aquele que nunca teve essa dúvida, que atire a primeira bolota de lama. É uma dúvida recorrente. Todos nós, certamente, já nos questionamos qual seria o veículo 4×4 ideal, qual será o próximo que vamos adquirir quando chegar a hora de trocar o guerreiro que nos leva nas trilhas, etc.

Texto escrito por Luis Fernando Carqueijo

E a resposta é fácil: simplesmente, não existe o 4×4 perfeito. Simples assim.

Digamos que a indústria ainda não conseguiu a proeza (talvez, o “milagre”) de reunir num único produto todas as características para um ótimo veículo off-road e um ótimo veículo on-road. É verdade, porém, que nos últimos anos avançamos bastante nessa questão. Mas, ainda assim, muito longe de alcançar o veículo quase “perfeito”.

E é simples de entender. A grosso modo, tudo o que faz um veículo ser bom no off-road, o torna ruim no on-road. E vice-versa.

Foto: Reinaldo Junqueira

O que precisamos no off-road? Vão livre do solo (e assim, elevamos o centro de gravidade), suspensões com grande articulação (e assim, se vai embora a estabilidade em curvas), estruturas reforçadas e robustas (e ganhamos muitos e muitos quilogramas de peso), pneus com tração em pisos ruins e instáveis (e perdemos a aderência no asfalto). Ou seja, tudo o que melhora nosso jipe no off-road, faz com que ele fique cada vez pior no on-road (rodovias).

Com exceção do fator custo de aquisição e manutenção, o cenário ideal seria termos pelo menos dois veículos (por favor, não divulguem essa opinião para ambientalistas, críticos dos automóveis, etc… rsrs), um voltado para off-road e outro para on-road. Mas, claro, isso não é fácil – e muitas vezes, não é necessário.

Na hora da dúvida, a primeira pergunta que você deve responder é: qual é o uso prioritário desse meu veículo? E, por favor, seja honesto na resposta… rsrs… Muita gente responde que é o uso off-road, mas no decorrer de um ano vai apenas três, quatro ou cinco vezes para uma trilha que requer um veículo “muito” off-road.

Foto: Reinaldo Junqueira

Na verdade, é quando estamos no off-road que queremos ter o 4×4 “melhor”, o mais “poderoso”, aquele que passa por tudo. E assim, muitas vezes, acabamos decidindo o veículo por esse sentimento, mesmo que façamos isso poucas vezes no decorrer do ano. E pense que algumas vezes você até fez off-road, mas numa trilha que não exigia um veículo assim tão poderoso.

E mais, pense que a diversão nas trilhas está em superar os obstáculos. Se você tem um 4×4 menos poderoso, sua diversão acontece em trilhas menos “nervosas”. E se você vai ampliando a capacidade de seu 4×4, vai sempre procurar trilhas mais e mais difíceis, até “achar” aquela onde seu 4×4 já não passou tão bem. É assim com (quase) todo mundo.

Foto de divulgação das barracas James Baroud

Leia também:

Como a quantidade de ofertas no mercado é bem grande, uma forma de ir afunilando sua decisão é ir entendendo suas necessidades.

  • Qual meu tipo de uso no off-road: passeios leves, expedições, trilhas pesadas?
  • Qual a performance off-road que eu preciso?
  • Qual o espaço para pessoas que eu preciso?
  • Qual o espaço de carga que eu preciso?
  • Qual a autonomia que eu preciso?
  • Qual a disponibilidade de manutenção desse veículo que tenho onde moro ou para onde vou?
  • Qual a faixa de valor que eu quero?

São muitas as perguntas, claro. Mas, é preciso entender seu perfil para chegar no veículo ideal (ou perto disso).

F-4000 motorhome do Projeto Expedição 4 Elementos

E assim, vão algumas dicas:

UTILIZAÇÃO

Se você gosta de passeios leves, pode pensar em veículo menores. Caso goste de expedições o ideal são veículos maiores para levar a grande quantidade de carga que esse tipo de atividade requer. Se a sua intenção é fazer trilhas pesadas pense nos veículos puramente jipes mesmo e, normalmente, nas suas versões mais “curtas” – menor entre-eixos;

OFF-ROAD

Se você quer mais performance na superação de obstáculos considere os veículos com eixos rígidos, pois, além de ser uma suspensão mais robusta, costuma ter maior articulação; se a utilização é mais on-road e eventual off-road, os veículos com suspensões independentes podem ser incrivelmente bons (mas, considere veículos que possuam controle eletrônico de tração, pois, assim, esse recurso substituiu a pequena articulação das suspensões, característica comum nos veículos com suspensão independente;

Ford Raptor construída para o piloto Ken Block

PASSAGEIROS

Se você vai andar com a família, por favor, pense em TODOS antes de decidir o veículo; escolher um veículo com espaço interno pequeno apenas porque ele é melhor na “trilha” é não ser muito leal com as pessoas que você vai levar consigo para se divertir… rsrs.

CARGA

Se você precisa levar muita coisa, o ideal são os veículos maiores, claro. E há boas opções que trazem um bom espaço de carga e performance off-road bastante aceitável; considere também as pick-ups, mas, tenha em mente que você vai precisar proteger a carga contra água e poeira na caçamba.

Foto: Reinaldo Junqueira

AUTONOMIA

Basicamente, aqui é hora de analisar entre gasolina e diesel; normalmente os veículos na versão a diesel possuem mais autonomia do que quando usam gasolina; mas, nessa análise, sempre considere tamanho do tanque de combustível entre os modelos analisados.

CONFIABILIDADE

Se a escolha for por modelos mais novos, entenda que a presença de eletrônica é benéfica para performance on e off-road, emissões de poluentes e consumo de combustível. Mas, é o tipo de veículo que requer manutenção especializada (aparelhos, conhecimento, etc.).

Além disso, considere que os atuais motores a diesel (com injeção eletrônica multijet, common-rail, etc.) romperam com a antiga máxima que motores a diesel são mais confiáveis, simples, etc. Hoje em dia, isso não é mais verdade. A grosso modo, atualmente os modernos motores diesel são muito mais complexos do que os motores a gasolina. E complexidade, muitas vezes, significa menos confiabilidade e dificuldade de manutenção.

Pick up elétrica da Rivian

VALOR

Esse é um item que muitas vezes direciona bastante a questão. Além disso, decidir entre um 4×4 novinho e um pouco usado e bem cuidado pode fazer bastante diferença nos valores envolvidos e na decisão, consequentemente.

E, para piorar a sua decisão, ainda há a questão de estilo, marcas, etc.

Mas, aí já saímos das questões racionais e entramos na área do que cada um gosta. E gosto não se discute… rsrs…

E, para resumir e encerrar, decidir por um 4×4 não é tarefa fácil mesmo.

Antes de decidir, converse bastante (mas, entenda que a opinião dos apaixonados por marcas e modelos é quase sempre tendenciosa), pesquise bastante as características técnicas de cada produto (lembre-se que vendedores sempre vão realçar as qualidades e mascarar os problemas), entenda BEM suas REAIS necessidades e identifique o que vai te satisfazer e atender.

E se você já é um apaixonado por marcas ou algum modelo, muitas vezes a melhor coisa é deixar as “racionalidades” de lado, comprar o 4×4 de sua paixão e curtir e ser feliz. O resto é apenas retórica.

 

Texto escrito por Luis Fernando Carqueijo ([email protected])

Se auto define como um sujeito monotemático: se diverte com off-road, trabalha com off-road e os amigos são do off-road. Luis é proprietário da Trailway Off Road, empresa de eventos para o segmento automobilístico, especializada em veículos 4×4.

 

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