Depois de 67 anos de produção contados a partir do Series 1 foram 2.016.933 unidades fabricadas desde de que o Defender saiu da linha de produção. Para muitos amantes do modelo foi um momento traumático, o fim de um ícone!
Texto: Lucien Schrauwers
Mas será o fim mesmo desse ícone?
Para a própria JLR a decisão era irreversível. As vendas não eram mais rentáveis e realizar todas as adaptações para cumprir as leis de segurança e do meio ambiente tornaria a continuação inviável.
Mesmo assim a Land Rover não quis fechar a porta de uma vez quando anunciou o fim do Defender, logo após o comunicado eles lançaram 400 unidades de uma versão Heritage, 600 unidades da versão Adventure e mais 100 unidades do Autobiography. O último veículo a sair da fábrica foi um Defender 90 Heritage Soft Top com a placa H166 HUE (a mesma placa do primeiro Series 1) que foi leiloado, encerrando oficialmente a produção do Defender.
Entretanto, mesmo com a linha de produção fechada a JLR em janeiro de 2018 terceirizou uma última serie de 150 unidades de uma versão especial em comemoração aos 70 anos da marca. Foi um modelo com motor V8 de 5.0Ltrs e 405 Hp que foi produzido pelo novo departamento da empresa JLR chamado de LAND ROVER CLASSIC WORKS instalado na mesma fábrica onde foi feito o último Defender.
Para a própria JLR a decisão estava tomada e o foco agora já era no novo Defender agendado para ser lançado em 2020. Uma tarefa quase impossível, pois como substituir um ícone?
Mesmo virtualmente todos os amantes do Defender não curtiram muito a decisão da JLR em proclamar o fim da história. E teve uma pessoa que não se conformou e ao contrário do resto do mundo tinha o poder também para não deixar essa história acabar.
O nome dele: Jim Ratcliffe
Jim Ratcliffe pouco conhecido pelo grande público é um industrial poderoso. Fundador e presidente de uma empresa gigantesca na indústria química e energia chamada INEOS. E o mais importante Ratcliffe era um amante do Defender e também não se conformou com o fim da produção.
Em 2016 e 2017 rumores apareceram na mídia de que Ratcliffe tinha interesse em “ressuscitar” o Defender. Ele na época tentou comprar a linha de produção do Defender ou pelo menos parte dela mas a JLR não abriu mão para vender equipamentos nem para liberar o nome Defender o qual a JLR possui os direitos legais e que seria usado no “novo Defender”. Isso foi um balde de água fria nos planos de Ratcliffe.
O plano de Ratcliffe é produzir um 4×4 parecido com o Defender, porém mais equipado e preparado para entrar no mercado atual obedecendo as normas rígidas em relação a segurança e ao meio ambiente.
Com esse objetivo Ratcliffe criou uma nova empresa chamada INEOS AUTOMOTIVE.
O projeto para desenhar o carro: PROJEKT GRENADIER”:
A idéia para criar esse 4×4 nasceu quando Ratcliffe estava num Pub chamado “Grenadier” em Knightsbridge– Inglaterra. Este PUB também foi o ponto de partida para a expedição de 1955 “First Overland” por estudantes da Oxford e Cambridge em veículos Land Rover Series I de Londres a Cingapura.
O ‘k’ no Projekt faz referência à nacionalidade do CEO da Ineos Automotive, Dirk Heilmann, e o objetivo é usar uma abordagem completa de ‘engenharia alemã’ para a criação do carro.
Qual o status atual desse projeto?
Com os planos para reviver o Defender bloqueados pela JLR, Ratcliffe teve que mudar os rumos mas não desviou do seu objetivo de criar um “go anywhere vehicle”.
Sendo assim, ele usou de uma estratégia revolucionária envolvendo proprietários de grandes ícones do 4×4 (Land Rover, Toyota, Jeep etc.) de forma ativa através do site https://projektgrenadier.com/ buscando opiniões para criar o último 4×4.
E o futuro?
Muitas coisas ainda não sabemos, mas algumas são bem claras:
– Não será um Defender mas algo bem próximo as suas características;
– Será um 4×4 completamente novo e com outro nome;
– Será um automóvel com habilidades off road espetaculares
Pessoalmente, não posso esperar a hora do lançamento desse carro.
Lucien Schrauwers: É Holandes 52 anos, desde infância amante dos LR. A primeira paixão foi um Series III Lightweight diesel militar . Depois quando mudou-se para o Brasil comprou um 110 300Tdi usado pra fazer passeios e expedições turísticas pelo litoral nordestino. Hoje é dono de oficina especializado em LR no Nordeste.
email: [email protected]
Que venha o mais breve possível!
Uma frase dele, falando sobre o seu projeto, resume o fundamental na concepção de um 4X4: “as simple as possible”. Certamente será um grande veículo.