Será que pneu tem data de validade? Recentemente fui buscar informações sobre prazo de validade de pneus na internete o que achei carecia de credibilidade, simplesmente, por não haver a origem daquela informação que estava sendo passada.

Decidi perguntar para quem mais entende de pneus, os fabricantes. Enviei e-mail para os principais fabricantes de pneus, perguntando simplesmente  “pneu tem prazo validade?”.

Enquanto eles respondiam meus e-mails, dei uma pesquisada nas leis e não há nada que fale do prazo de validade dos pneus, apenas das ranhuras de drenagem e do estado de conservação do pneus. Portanto, não há como ser multado com base na idade do pneu.

Para saber a idade do seu pneu é muito simples. Todo pneu tem o DOT, que é composto por 12 dígitos, com números e letras, sendo que os últimos 4 dígitos significam a semana e a data de fabricação, respectivamente.

Pneu fabricado na 29 semana de 2010.

Antes de irmos para as respostas dos fabricantes, é importante diferenciar garantia de fábrica e prazo de validade. O primeiro é o período no qual o fabricante se responsabiliza por eventuais defeitos de fabricação no produto. O segundo é o período no qual o produto se presta para o uso, sendo que após tal período o produto se torna imprestável.

Veja o vídeo sobre o assunto postado no canal Serial Trippers no Youtube:

Resposta dos Fabricantes:

PIRELLI

Olá Ricardo, bom dia!

Informamos que os pneus não tem data de validade, eles podem ser usados desde que estejam em ótimas condições, a garantia é valida por 5 anos a conta da data da compra mediante nota fiscal, só é valido o D.O.T para casos onde não possuí a nota fiscal do mesmo.

GOODYEAR

Sr. Ricardo, os pneus não possuem data de validade, eles possuem 5 anos de garantia contra falha no processo de fabricação. Essa garantia é contada a partir da data de emissão da Nota Fiscal e, na falta dela, do DOT impresso na lateral de seu pneu.

O DOT é composto por 12 dígitos, com números e letras, no qual os últimos 4 dígitos significam a semana e a data de fabricação.

Não é recomendado utilizar pneus com mais de 5 anos devido à oxidação natural da borracha, porém, não possui vencimento. Se estiver em boas condições de uso, pode ser utilizado sem problemas.

MICHELIN

Os pneus não têm prazo de validade pré-determinado. A ação do tempo sobre os pneus depende de vários fatores que não podem ser controlados e, ainda que consideremos as situações mais críticas, não há maneiras de determinar por quanto tempo o pneu resistiria a esta eventual situação.

O efeito da idade nos pneus se dá pelas reações químicas que ocorrem na borracha e nos demais componentes presentes nos pneus quando em contato com outros elementos que alteram a sua elasticidade e sua resistência, prejudicando as performances do pneu. Os principais elementos químicos que reagem com os componentes do pneu são: oxigênio, ozônio e hidrocarbonetos.

O prazo de garantia contra defeitos de fabricação é de 5 anos, a partir da data constante na nota fiscal de venda do produto ao cliente final. Dentro deste período, as características e performance do pneu se conservam mesmo em uma situação extrema.

A partir de 5 anos de uso ou de exposição à intempérie, o pneu começa a perder suas propriedades de aderência e de resistência.

Por segurança, a Michelin não recomenda utilizar nenhum pneu com mais de 10 anos contados a partir da data de fabricação, independentemente do estado do mesmo ou da maneira como foi armazenado durante este período. Isto vale também para um pneu que nunca rodou e ficou todo este tempo no estepe de um veículo.

DUNLOP

Os pneus somente possuem validade para efeito da garantia disponibilizada pela fábrica para defeitos de fabricação.

Os nossos produtos são garantidos por um período de 5 anos da data de venda do pneu ou do veículo novo equipado com pneus das marcas supramencionadas como equipamento original, devidamente comprovado por documento fiscal (cupom ou nota fiscal), verificado por técnico credenciado de nossa rede autorizada de distribuidores/revendedores, e/ou técnicos da Sumitomo Rubber do Brasil. O período de 5 anos compreende os 3 meses de garantia legal, acrescido de 4 anos e 9 meses de garantia contratual, oferecido pela Sumitomo Rubber do Brasil.

Caso deseje que seu pneu seja analisado, e um laudo emitido, pedimos a gentileza que se dirija a um de nossos distribuidores oficiais (http://dunloppneus.com.br/encontre-um-distribuidor/).

A validade é somente para efeito de garantia. Se o pneu não for utilizado, estiver em ótimas condições de armazenagem, não terá problemas.

Mas, se utilizar após a garantia firmada pela empresa e perceber algum defeito de fabricação, perde a validade desta garantia.

CONTINENTAL

A Continental não tem conhecimento de quaisquer dados técnicos que suportam uma idade específica dos pneus para retirada de serviço. No entanto, a Continental recomenda que todos os pneus (incluindo o sobressalente) que foram fabricados há mais de dez anos, sejam substituídos por pneus novos, mesmo quando os pneus parecerem estar em boas condições.

Os fabricantes de veículos podem recomendar uma idade cronológica diferente em que um pneu deve ser substituído com base na utilização do veículo específico. A Continental recomenda que tal instrução, quando disponível, seja seguida.

É recomendável que qualquer pneu com mais de 5 anos de fabricação seja examinado por um técnico qualificado para determinar se está em condições de continuar rodando.

BRIDGESTONE

Com data de validade, entendemos o tempo de garantia

Bridgestone do Brasil concede garantia aos seus pneus por um período de 5 (cinco) anos a partir da data de compra mediante apresentação da respectiva nota fiscal, ou na sua falta a partir da data de fabricação gravada no número de série do pneu

É difícil determinar o tempo de validade já que disso vai depender muitos fatores como o tipo de uso, clima, data de fabricação, etc.

Imagem de divulgação Maxxis.

CONCLUSÃO

A única data limite que foi dada por apenas 2 empresas foi de 10 anos. Baseado no que as próprias empresas disseram, após o quinto ano desde a data de fabricação, é preciso ter uma atenção maior para as condições do pneu, pois o pneu começa a perder sua características, principalmente, resistência e aderência.

A curva de confiabilidade no pneu vai piorando apenas pelo passar do tempo. Por mais que o pneu esteja pouco rodado, cada ano após o quinto ano, o pneu fica menos confiável.

O importante é calcular quantos Kilômetros você roda por ano e ficar atento a pneus em super promoções, geralmente eles já estão próximos dos 5 anos da data de fabricação e, se você roda muito pouco com seu carro, não me parece que vale a pena aproveitar o preço baixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here