O snorkel é um dispositivo comum em veículos offroad, utilizado para deslocar a entrada de ar do motor para um local mais elevado que a posição de fábrica.
O dispositivo é conectado à caixa do filtro de ar do motor e, geralmente, sai do cofre do motor por um corte feito na lataria ou por aberturas pré determinadas pelo fabricante, como é caso dos Defender, por exemplo. Depois disso o snorkel sobe até a altura do teto do veículo pela coluna ao lado do parabrisa.
É importantíssimo que todo esse trabalho de instalação seja feito com a máxima atenção, vedando por completo toda e qualquer conexão ou ponto em que possa haver entrada de água. Os produtos mais utilizados são silicone e PU.

QUAL A UTILIDADE DE UM SNORKEL?
O uso que muitas vezes as pessoas atribuem a um snorkel é o de impedir a entrada de água ao atravessar trechos alagados ou cruzar um rio, por exemplo. Se a água entrar no seu motor e der um calço hidráulico, os danos serão muito graves!
Mas o fato é que o uso para travessias de alagados acaba sendo uma função secundária do snorkel. No dia a dia, o snorkel é muito mais útil no sentido de fazer o motor “respirar” ar mais limpo.
Ao elevar a posição da entrada de ar, que geralmente fica próxima a caixa de roda dianteira, para uma posição elevada, o snorkel ajuda a evitar que a poeira de alta densidade levantada pelas rodas entre no sistema de ar.
A poeira é expelida pelos para-lamas enquanto se dirige e fica suspensa no ar, principalmente, quando se está em comboio. Snorkels são especialmente úteis para quem anda em comboio!

TIPOS DE SNORKEL
Ram Snorkel
Um snorkel de carneiro oferece uma entrada de frente e para frente no topo do acessório. Durante a operação normal, o motor sugará o ar para dentro do snorkel.
Quando o veículo se move, o ar é pressionado nas paredes da cabeça. A poeira pesada e a umidade são forçadas para a parede traseira e, em seguida, drenam através das aberturas.
Snorkel Vortex
O vortex é em forma de cogumelo e faz uso de aletas angulares ao longo da parte inferior da cabeça para girar o ar.
A força centrífuga arremessa as partículas pesadas nas paredes do cogumelo, enquanto o ar mais limpo percorre o snorkel até o filtro de ar do motor.
AVISO
É importante lembrar que você, na maioria dos carros, será necessário cortar um buraco na lataria para instalar o snorkel.
As bordas de todos os buracos devem ser preparadas de modo que não enferrujam. Se esses cortes no metal não são à prova de ferrugem, eles podem desenvolver problemas de corrosão com o uso e se tornarem um ponto de entrada de água e pó.
Recomenda-se usar um snorkel de uma peça, se possível. Quanto menos conexões melhor. Cada junta dentro do sistema é um ponto para possíveis vazamentos, e essas juntas se soltarão com o tempo.
Se possível, tente obter um snorkel que tenha sido projetado especificamente para o seu veículo off-road. Essas peças não só se encaixam perfeitamente no corpo do veículo, como também não exigem modificações no conjunto interno de admissão do seu motor.
Finalmente, é importante lembrar que um snorkel sozinho não tornará seu equipamento capaz de funcionar em águas profundas. Um snorkel não impedirá danos causados à água em cabines, reservatórios de fluidos ou componentes elétricos.
