O snorkel é um dispositivo comum em veículos offroad, utilizado para deslocar a entrada de ar do motor para um local mais elevado que a posição de fábrica.

O dispositivo é conectado à caixa do filtro de ar do motor e, geralmente, sai do cofre do motor por um corte feito na lataria ou por aberturas pré determinadas pelo fabricante, como é caso dos Defender, por exemplo. Depois disso o snorkel sobe até a altura do teto do veículo pela coluna ao lado do parabrisa.

É importantíssimo que todo esse trabalho de instalação seja feito com a máxima atenção, vedando por completo toda e qualquer conexão ou ponto em que possa haver entrada de água. Os produtos mais utilizados são silicone e PU.

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QUAL A UTILIDADE DE UM SNORKEL?

O uso que muitas vezes as pessoas atribuem a um snorkel é o de impedir a entrada de água ao atravessar trechos alagados ou cruzar um rio, por exemplo. Se a água entrar no seu motor e der um calço hidráulico, os danos serão muito graves!

Mas o fato é que o uso para travessias de alagados acaba sendo uma função secundária do snorkel. No dia a dia, o snorkel é muito mais útil no sentido de fazer o motor “respirar” ar mais limpo.

Ao elevar a posição da entrada de ar, que geralmente fica próxima a caixa de roda dianteira, para uma posição elevada, o snorkel ajuda a evitar que a poeira de alta densidade levantada pelas rodas entre no sistema de ar.

A poeira é expelida pelos para-lamas enquanto se dirige e fica suspensa no ar, principalmente, quando se está em comboio. Snorkels são especialmente úteis para quem anda em comboio!

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TIPOS DE SNORKEL

Ram Snorkel

Um snorkel de carneiro oferece uma entrada de frente e para frente no topo do acessório. Durante a operação normal, o motor sugará o ar para dentro do snorkel.

 

 

Quando o veículo se move, o ar é pressionado nas paredes da cabeça. A poeira pesada e a umidade são forçadas para a parede traseira e, em seguida, drenam através das aberturas.

 

 

 

Snorkel Vortex

O vortex é em forma de cogumelo e faz uso de aletas angulares ao longo da parte inferior da cabeça para girar o ar.

A força centrífuga arremessa as partículas pesadas nas paredes do cogumelo, enquanto o ar mais limpo percorre o snorkel até o filtro de ar do motor.

 

 

AVISO

É importante lembrar que você, na maioria dos carros, será necessário cortar um buraco na lataria para instalar o snorkel.

As bordas de todos os buracos devem ser preparadas de modo que não enferrujam. Se esses cortes no metal não são à prova de ferrugem, eles podem desenvolver problemas de corrosão com o uso e se tornarem um ponto de entrada de água e pó.

Recomenda-se usar um snorkel de uma peça, se possível. Quanto menos conexões melhor. Cada junta dentro do sistema é um ponto para possíveis vazamentos, e essas juntas se soltarão com o tempo.

Se possível, tente obter um snorkel que tenha sido projetado especificamente para o seu veículo off-road. Essas peças não só se encaixam perfeitamente no corpo do veículo, como também não exigem modificações no conjunto interno de admissão do seu motor.

Finalmente, é importante lembrar que um snorkel sozinho não tornará seu equipamento capaz de funcionar em águas profundas. Um snorkel não impedirá danos causados ​​à água em cabines, reservatórios de fluidos ou componentes elétricos.

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