Para a maioria das pessoas, uma mulher de 80 anos deveria ficar em casa, fazendo tarefas corriqueiras de uma dona de casa e curtindo seus netos. Julia Albu fez o oposto! Partiu para uma viagem de 12.000 quilômetros de sua casa na Cidade do Cabo, África do Sul, para a casa de sua filha em Londres, Inglaterra.

A road trip foi realizada à bordo do seu Toyota Corolla 1997, apelidado de Tracy. E ela ainda preparou o carro para a viagem, instalando um bagageiro de teto, fazendo um lift de suspensão e trocando o estofamento por um mais confortável.

Foto: Julia Albu

Julia disse à BBC de Londres que estava ouvindo um programa de entrevistas no rádio em casa e o apresentador estava comentando sobre o quanto uma figura pública bem conhecida gastava em carros para suas esposas. “Eu fiquei indignada com essa despesa e achei que era ridículo. Então, no calor do momento, liguei para a estação e disse-lhes que tinha 80 anos e que o meu Toyota tinha 20 anos. Temos uma idade combinada de 100 e estamos em plena forma – tanto que vou levá-lo a Londres para ver minha filha.”

Recentemente a atriz havia ficado viúva. A morte do seu parceiro a fez pensar no tempo que lhe restava de vida. E o que começou como uma brincadeira, acabou virando realidade com o apoio dos filhos e também de patrocinadores. A jornada que durou quase um ano foi toda documentada em seu blog MY AFRICAN CONQUEST enquanto percorria a costa leste da África.

Foto: Julia Albu

A maior dificuldade que Julia enfrentou foi ter a documentação correta para cada fronteira de um país africano. “Um funcionário da alfândega ugandense perguntou por que eu estava dirigindo para Londres. “Para tomar chá com a rainha”, respondeu. Julia também disse que assim, seu passaporte era estampado em um instante.

Diz, ainda, que se emocionou ao visitar o majestoso Lago Malawi e nas Cataratas Vitória, no Zimbábue. Mas conhecer as pessoas e suas histórias foi o mais importante. Na Tanzânia, em um resort, ela tirou o vestido para nadar à meia-noite. Na Etiópia, ela acampou com jovens de 20 e poucos anos na Depressão Danakil, uma paisagem lunar de lava e planícies salinas que é frequentemente descrita como a “porta de entrada para o inferno”.

Foto: Julia Albu

Quando chegou a Cairo, no Egito, Julia decidiu embarcar de voltar para a Cidade do Cabo para se recuperar da longa viagem. Depois de alguns meses em casa, a vovó voou a Europa e se reuniu com Tracy, que foi enviada a Grécia. De lá, Julia dirigiu pela Albânia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Áustria, Alemanha e Holanda, e chegou a Londres para a temporada de verão.

Julia, agora em Londres, diz que pretende voltar para a casa dirigindo de novo. Ela planeja escrever um livro relembrando suas aventuras quando chegar em casa. Depois que a publicação estiver pronta, a atriz quer divulgá-lo em mais uma viagem pela costa oeste da África.

Foto: Julia Alba

2 COMENTÁRIOS

  1. Fantástico!!!
    Eu tenho 58 anos e amoooo viajar, tenho uma Toyota Hilux 2009 e com essa notícia maravilhosa quem sabe não me inspiro e faço algo semelhante!!!

    • Tudo bem, Carmen? Nossa, que legal, hein? Quando criamos o site, foi justamente para inspirar pessoas a caírem na estrada e curtir tudo que ela oferece. Quero muito te encontrar na estrada um dia e saber que você colocou esse sonho em prática. Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here