John Haynes, o diretor fundador da editora de manuais de carros do Grupo Haynes, morreu aos 80 anos, após um mau súbito.

O empresário e criador do Haynes Manual, fundador do Haynes Publishing Group PLC e do Haynes International Motor Museum, morreu na sexta-feira, 8 de fevereiro, cercado por sua família, embora a morte tenha sido anunciada somente hoje.

Haynes deixa sua esposa Annette, o irmão David, a irmã Mary e os filhos J e Chris e suas famílias.

O presidente do grupo, Eddie Bell, disse: “É com grande tristeza que fazemos o anúncio acima. John fundou o Haynes Group em 1960 e serviu como presidente do grupo até 2010. John será calorosamente lembrado por todos em Haynes. Nós enviamos nossas mais profundas condolências a sua família neste momento “.

Haynes nasceu em 25 de março de 1938 em Harold e Violette Haynes no Ceilão, onde seu pai era o gerente de uma plantação de chá.

Com 12 anos de idade ele se mudou para o Reino Unido com seu irmão David, para participar do internato na Sutton Valence School, em Kent. Foi na escola que o talento de John para a arte e seu espírito empreendedor se desenvolveu e floresceu.

Ele persuadiu seu Mestre da Câmara a permitir que ele não participasse do time de rugby e, em vez disso, passaria seu tempo convertendo um Austin 7 em um esportivo leve, Austin 7 ‘Special’. Ele acabou vendendo o carro, obtendo um lucro razoável e, devido ao imenso interesse pelo carro (mais de 150 respostas ao anúncio), decidiu produzir um livreto que mostrasse a outros entusiastas como ele havia chegado. Publicou um livreto intitulado “Building A ‘750’ Special”, a primeira tiragem de 250 cópias esgotou em 10 dias.

Ele desenvolveu e competiu com sucesso em vários carros de corrida, incluindo seu Elva Courier, que está em exposição no Haynes International Motor Museum.

Em 1965, John foi enviado para Aden e foi lá que ele criou o primeiro Manual de Haynes. Um colega da Royal Air Force comprou um Sprite “Frogeye”, que estava em condições precárias e pediu a John que o ajudasse a reconstruí-lo. John concordou, e rapidamente percebeu que o manual oficial de fábrica não foi projetado para ajudar o proprietário do carro médio.

Ele comprou uma câmera e capturou o processo de desmontagem e reconstrução do motor. O uso de sequências fotográficas passo a passo vinculadas a diagramas explodidos tornou-se a marca registrada confiável dos manuais Haynes.

O primeiro Manual de Haynes, para o Austin Healey Sprite, foi publicado em 1966, e a primeira tiragem de 3.000 cópias vendidas em menos de 3 meses. Até hoje, mais de 200 milhões de manuais Haynes foram vendidos em todo o mundo. O sucesso de seu negócio editorial, incluindo a expansão para a Europa e a América do Norte, culminou no lançamento do Haynes Publishing Group PLC na Bolsa de Valores de Londres em 1979.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here