Saber calibrar corretamente os pneus no off-road é tão importante que supera qualquer kit de lift de suspensão ou sistema de bloqueio de diferencial que você possa instalar no seu 4×4.

Com a pressão correta nos pneus, de acordo com o terreno que você está pilotando, certamente, será mais fácil superar obstáculos no off-road. Então, antes de gastar muita grana com um bloqueio novo ou outros equipamentos, leia este post com atenção e entenda como calibrar os pneus do seu 4×4.

Diferença entre altas pressões e baixas pressões

Primeiro vamos entender as alterações causadas no pneu pelo uso de baixas e altas pressões.

Usar o pneu com pressão alta ou baixa altera a superfície de contato do pneu com o solo. Quanto mais pressão, menos contato com o solo. Quanto menos pressão, maior contato com o solo. Note na imagem a seguir que, conforme a pressão vai diminuindo, maior é o contato do pneu com o solo.

Com a pressão baixa e aumento do contato do pneu com o solo, aumenta também o arrasto do carro ao se deslocar. Assim, para andar a 50Km/h com 10lbs nos pneus, o motor faz muito mais força do que faria se os pneus estivessem com 40lbs, gerando maior consumo de combustível e desgaste dos pneus.

Por outro lado, a baixa pressão aumenta a capacidade de deformação do pneu, o que é de extrema utilidade no off-road, já que o pneu passa a ter facilidade de “abraçar” obstáculos como barrancos, pedras, troncos, etc.

Veja nas imagens a seguir a diferença do quanto o pneu é capaz de abraçar o obstáculo simulado. Na primeira imagem ele está usando 40 libras e quase não há deformação quando toca no obstáculo, na segunda imagem está com 10 libras e já há uma mudança clara no grip do pneu, pois quase “abraça” o obstáculo. É, justamente, essa capacidade de deformar os pneus ao tocar obstáculos que faz os veículos off-road superarem os mais variados desafios.

 

Pressão dos pneus vs Terreno

Para começar a falar sobre qual pressão utilizar em cada tipo de terreno, quero deixar claro que os valores que eu mencionar são aproximados e servem apenas para sugerir o quanto você pode usar no seu carro.

É preciso levar em consideração o peso do seu carro com os equipamentos que você carrega (a distribuição de peso entre a parte dianteira e traseira), as medidas do pneu, já que pneus maiores conseguem trabalhar com pressões bem menores e é preciso considerar, ainda, a temperatura do local que vc está pilotando, já que você pode pilotar no inverno do Alaska ou no interior da Austrália no verão.

Aliás, para fazer uma medição precisa da calibragem do seu pneu, a medição deve ser feita com os pneus frios, já que com o calor o ar dilata e aumenta a pressão dentro do pneu.

Portanto, sugiro que você faça testes e encontre as melhores pressões para a configuração do seu carro e seu estilo de pilotagem.

No vídeo abaixo que postei no canal Serial Trippers no Youtube, explico todas as variáveis em relação à pressão dos pneus:

Areia Fofa

O problema da areia fofa é que você afunda nela e atola as 4 rodas de uma vez só, tornando bem complicado sair dali.

Para o carro não afundar na areia ou tornar mais difícil que ele afunde, você precisa baixar a pressão dos pneus, fazendo com que a área de contato deles com o chão seja maior (vide primeira imagem deste post), gerando mais apoio e sustentação. Você já deve ter visto pessoas andando na neve com aquelas “raquete de tênis” nos pés, não viu? Aquilo torna a superfície da pisada muito maior, evitando que a pessoa afunde na neve fofa. Com o pneu na areia é mesma coisa.

Para andar em areias muito fofas, como PRAIAS OU DUNAS,  o legal é utilizar algo entre 10 e 18 libras, dependendo do quão fofa é a areia que você está pilotando, pois pressões tão baixas vão gerar maior sustentação do carro na areia, já que a superfície de contato entre o pneu e o chão é grande.

Já no caso de andar em estradões de areia, que geralmente são menos fofos que uma praia ou duna, eu uso algo entre 16 e 25 libras.

Um aviso importante é tomar muito cuidado quando utilizar pressões baixas no pneu, pois ele pode sair da roda se você colocar muita força lateral, como numa curva ou terreno com muita inclinação, por exemplo. O nome disso é destalonamento e pode causar até o capotamento do seu 4×4, dependendo da velocidade que você estiver.

Outro efeito colateral de usar os pneus com baixas pressões é o super aquecimento por causa do arrasto e deformação das paredes dos pneus, o que acaba fazendo eles rasgarem.

Portanto, nunca trafegue em alta velocidade com os pneus com pressões muito baixas.

Solo Pedregoso e Costelas de Vaca

Para andar por solos pedregosos, costumo utilizar entre 16 e 25 libras, o que dá uma boa capacidade ao pneu de aderiar às pedras, devendo ser utilizada pressão mais baixa de acordo com a necessidade que há de ter grip para escalar as pedras.

Se você andar com muita pressão, o carro vai ficar patinando com facilidade e cuspindo pedra porque a capacidade de deformação do pneu diminui com o aumento da pressão.

Baixar a pressão em terreno que tem muita pedra ou costelas de vaca diminuem muito a  trepidação do carro e preserva a integridade do carro, já que evita que aquela vibração constante e por longo período afetem partes importantes do carro. Baixar a pressão dos pneus é essencial para andar no Jalapão, por exemplo, onde tem centenas de quilômetros de costelas de vaca e areia fofa entre um atrativo e outro.

Mas, especialmente em terrenos e estradas que tem muita pedra, deve ser tomado um cuidado extra ao decidir qual pressão colocar nos pneus. Isso porque quanto menos pressão você coloca no pneu, mais barriga ele forma nas laterais e maiores as chances de fazer um corte em alguma pedra.

Veja na comparação a seguir a baita diferença que faz na lateral do pneu quando ele está com 10lbs (esquerda) e com 10lbs (direita):

Aliás, apenas por curiosidade, uma das desvantagens do pneu sem câmara em relação aos pneus com câmera é essa, formam muito mais barriga quando utilizados com baixa pressão e se rasgar já era!

Outro ponto de atenção ao utilizar baixa pressão nos pneus é que, ao colidir com um obstáculo, o pneu pode mascar na roda, causando um pequeno rasgo.

Lama

Não estamos aqui falando de jipe de trilha, correto? Em carros de Overland e trilha, que não sejam aqueles monstros com pneus gigantescos, muita gente acha que pneu bom para andar na lama é o maior pneu possível, mas não é bem assim. Chego a dizer que se vc pegar pneus AT, sendo um 235 e outro 315, e comparar todos os aspectos que envolvem a condução em lama, é provável que o 235 se saia melhor (olha a polêmica, comenta aí embaixo se vc concorda ou discorda disso e por que).

No meu carro utilizo algo entre 18 e 25 libras, mas o barro tem algumas peculiaridades.

Apesar da lama ter o problema de afundar as rodas, na lama não se utiliza pressões tão baixas como na areia. Isso porque ao acelerar na lama o pneu vai cavar e criar sulcos profundos e se você estiver com pressão muito baixa a parede do pneu (a barriga lateral) vai raspar na parede do buraco e ser lixada por causa do giro da roda patinando. Isso pode acabar com o pneu rasgando numa raiz ou qualquer coisa mais afiada que esteja ali no buraco.

Além disso, com um pouco mais de pressão, o pneu, além de diminuir a barriga, vai patinar mais e com mais velocidade, fazendo espirrar o barro que estava grudado no pneu e limpando os cravos para que grudem ao entrar em contato com o chão novamente.

Asfalto

No asfalto o piso é bastante aderente e, em tese, sem qualquer obstáculo. Assim, como o carro vai percorrer o trajeto livremente e em altas velocidade, a pressão dos pneus deve ser alta.

Isso é aconselhável porque superfície de contato do pneu com o piso diminui, diminuindo, assim, o arrasto e, consequentemente, o consumo de combustível e desgaste dos pneus.

Os pneus com mais pressão tendem a não dobrar suas paredes em curvas ou quando sofrem força lateral, melhorando o desempenho e segurança em curvas, evitando o tal destalonamento.

Calibragem de pneus é um assunto que sempre gera calorosos debates entre overlanders. O que eu quis fazer nesse post foi transmitir noções básicas sobre o comportamento do pneu com altas e baixas pressões e o uso dessas características nos variados tipos de piso que encontramos no overland.

Se você tem algo a acrescentar ou se ficou com alguma dúvida, comente aqui no post que eu farei o possível para ajudar.

Aviso Importante: Providencie um compressor ou bomba de ar para encher seu pneu após o off-road e retornar para casa com os pneus na calibragem correta e com segurança.

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Ricardo, estou com uma dúvida, quanto devo calibrar a Defender 110 para andar no asfalto em São Paulo por exemplo? No manual do carro diz 28D e 48T. Tem uma especificação para o pneu Goodyear que diz 32D e 60T. Isso em todas condições de carga (oi?! Como assim?). Vou em breve consultar os universitários, mas queria saber a sua opinião. Outra coisa, no seu texto, na sessão SOLO PEDREGOSO E COSTELAS DE VACA, tem uma descrição da foto que está assim:”Veja na comparação a seguir a baita diferença que faz na lateral do pneu quando ele está com 10lbs (esquerda) e com 10lbs (direita)” Os dois estão com 10lbs. Tá errado né? Obrigada e desde já agradeço pela informação. Parabéns pelo texto e vídeo.

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