É bem provável que nas suas jornadas Overland você encontre diferentes tipos de solo como areia ou pedra. É sabido que nessas situações você terá que baixar a presão dos pneus para ter uma maior tração e uma passagem até mais “confortável” em terrenos rochosos.
Você pode usar a extremidade do pino de um medidor de pressão de ar para abaixar o ar, forçando-o para baixo, mas isso pode levar uma eternidade ao baixar um pneu, por exemplo de 33 polegadas de 35 psi para 10 psi ou menos.
Algumas vantagens em esvaziar os pneus nessas situações:
- Pneus totalmente inflados acabam com um monte de rodas, o que pode levar ao desgaste dos pneus e causar danos. Desinflar os pneus ajuda a evitar isso.
- Objetos pontiagudos são comuns em pistas externas. Eles podem e irão perfurar pneus totalmente inflados. Pneus mais macios e planos têm menos chance de serem perfurados quando passam sobre eles.
*Confira aqui mesmo no site o Post sobre calibragem de pneus
Usar um deflator como esse da ARB ARB505 E-Z Deflator é a maneira mais rápida e precisa de tirar o ar dos seus pneus. O instrumento é parafusado na haste da válvula do pneu e permite remover o núcleo da válvula. Você então desliza uma rolha que libera o ar muito mais rápido do que simplesmente empurrando o pino. Você pode verificar a pressão conforme avança com o medidor calibrado para ler com precisão as pressões mais baixas. Quando tiver atingido a pressão desejada, basta enroscar o núcleo da válvula e passar para o próximo pneu.
Alguns textos parecem traduzidos do ingles e ficam confusos. Seria bom reescrever um pouco de uma forma mais harmonica. No mais, gostei do site. Abraço.