Voce sabia que a Estrada Federal mais alta do Brasil fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia, entre os estados do Rio de janeiro e Minas Gerais? Fomos percorrer os seus 26,5 km de extensão.
A BR-485, também chamada de Rodovia das Flores e Estrada dos Lírios, liga o município de Itatiaia/RJ ao passo de montanha chamado de Garganta do Registro no entroncamento com a BR-354, atravessando o Parque Nacional de Itatiaia. Aqui está localizado o ponto mais alto de todas as rodovias federais do Brasil, a 2460 metros acima do nível do mar.

Este ponto fica situado logo após o acesso para o Morro da Antena, entre a portaria 3 (conhecida como “Posto Marcão”) do Parque Nacional de Itatiaia e o abrigo Rebouças. A partir deste ponto, há uma pequena estrada vicinal de 1,4 km que leva até o topo do morro da Antena, onde há uma estação de rádio da Eletrobrás Furnas a 2662 m. Assim, este pequeno acesso que sai da BR-485 leva ao ponto mais alto que é possível atingir no Brasil utilizando-se um veículo comum.

a BR-485 consiste de dois trechos separados e sem comunicação direta. O trecho na parte baixa, entre a BR-116 (Via Dutra) e o Barro Branco, é inteiramente asfaltado; já o trecho na parte alta é apenas cascalho. O trecho alto inicia-se na BR-354 em território fluminense, mas a poucos metros da divisa com Minas Gerais, que logo é cruzada. A partir daí, nos primeiros quilômetros a BR-485 cruza novamente a divisa várias vezes, alternando repetidamente entre o território mineiro e o fluminense, até entrar de vez no estado do Rio de Janeiro, junto à portaria 3 do Parque Nacional de Itatiaia. O trecho construído termina algumas centenas de metros adiante do abrigo Rebouças, no início da trilha para a serra das Prateleiras
Ao todo, os dois trechos construídos da BR-485 têm 26,5 km de extensão, sendo 9 km na parte baixa e 17,5 km na parte alta.

PRATELEIRAS
Excelente post. Como paulista, considero perto de São Paulo, e viável para conhecer num fim de semana. Obrigado por compartilhar